Inspeção de unidades de Autoconsumo (UPAC) e Pequena Produção (UPP)

Nos termos do artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro, os pedidos de registo de unidades de produção para autoconsumo em curso de tramitação ao abrigo do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de outubro, a partir de 1 de janeiro de 2020 são decididos nos termos do DL 162/2019.

Desta forma, o pedido de certificação deverá ser efetuado nos termos do artigo 11.º do Despacho 46/2019, de 30 de dezembro, do Exmo. Diretor Geral da DGEG.

Assim, deverá o produtor escolher uma entidade inspetora (EIIEL) da lista de entidades habilitadas para realizar inspeções a unidades de produção ligadas a instalações de consumo do tipo C, onde se inclui a Analítica (AnalíticaES, Lda – Ec2.4/9).

O portal SRIESP permite:

  • ao produtor solicitar a inspeção e escolher a EIIEL;
  • após a escolha da EIIEL, o envio da Declaração de Inspeção (word) pré-preenchida para a EIIEL escolhida pelo produtor;
  • à EIIEL efetuar as alterações, legalmente previstas no portal, e carregar a declaração de inspeção (esta funcionalidade ainda não está implementada, pelo que, a tramitação é efectuada por email);
  • a emissão automática de certificados de exploração.

Documentação necessária para a realização da inspeção:

  • Esquema da instalação de produção (projeto simplificado);
  • Termo de responsabilidade de execução ou Declaração de conformidade de execução;
  • Termo de responsabilidade pela exploração (se aplicável, nos termos do Artigo 15º do DL 96/2017, alterado pela Lei 61/2018).

Consulte o Regulamento de Inspeção e Certificação (RIC) e no Regulamento Técnico e de Qualidade (RTQ) no menu Conteúdo técnico-> Autoconsumo e UPP.

Para solicitar uma inspeção preencha os seguintes dados:

Inspeção de unidades de Autoconsumo (UPAC) e Pequena Produção (UPP)!

Presto o meu consentimento, livre e voluntário para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais pela Analítica para o envio de comunicação relativas a serviços de acordo com a política de privacidade.

Após carregar em "ENVIAR" deverá obter "Pedido efetuado com sucesso!"

0