Porque é que tantos assuntos começam no local de trabalho?

O chefe a fazê-lo com a secretária: Isto não acontece apenas nos filmes. Também no local de trabalho, tais assuntos acontecem entre colegas, e muitas vezes envolvem pessoas com o mesmo título profissional, para dissipar este cliché. Mas porque é que as pessoas começam a fazer tais coisas em primeiro lugar? Coisas loucas suficientes acontecem no local de trabalho, desde os gestores que fodem escoltas e prostitutas a colegas que se casam uns com os outros.

Assuntos no local de trabalho

Algumas pessoas encontram o amor da sua vida no trabalho. Não é assim tão rebuscado, porque é aí que se encontram pessoas com interesses semelhantes. Afinal, eles trabalham na mesma indústria. Mas muitos assuntos também começam no escritório. Segundo a psicoterapeuta Lucy Beresford, é a combinação de poder e pressão que provoca um caso no escritório.

"Os assuntos nem sempre envolvem sexo, embora a intimidade física possa desempenhar um papel importante", disse Beresford a HuffPost Uk. "Estes assuntos têm mais a ver com a criação de uma versão mais atraente e vibrante de si próprio do que com quem é na sua relação principal".

Apaixonar-se é uma coisa muito humana.
Excitação e sucesso

O sucesso é extremamente atractivo e o local de trabalho é onde se pode testemunhar o sucesso dos outros. É também excitante. "Pode haver regras no local de trabalho que proíbam o romance, o que torna tal relação ainda mais excitante", sabe Beresford.

A sensação de "estamos no mesmo barco" também pode desencadear emoções. Especialmente quando duas pessoas têm de fazer um trabalho que é mentalmente exigente. "A intensidade dessa pressão pode levar a uma forte ligação. Partilhar esta pressão pode levar a ultrapassar fronteiras pessoais e sexuais", explica a psicóloga Dra. Chloe Paidoussis Mitchell.
Trapacear com um colega

Cada empregado a tempo inteiro passa cerca de 40 horas por semana com os seus colegas. Se alguém tem um trabalho muito exigente, talvez até mais. De acordo com Paidoussiss Mitchell, são estes colegas que melhor compreendem as pressões do local de trabalho, em vez do parceiro que tem em casa. "Cria uma sensação de estar sozinho. É mentalmente e emocionalmente drenante. O desejo de se sentir ligado e escapar ao stress pode tornar-se demasiado intrusivo". Por outras palavras, uma pessoa pode procurar conforto junto de um colega.

De acordo com a consultora de RH Dee Holmes, pode haver outras razões para o deslize no escritório. "Pode ser um padrão para alguns, mas também pode ser um sinal de que a relação actual não está a funcionar. Uma pessoa sente então a necessidade de procurar a intimidade de outra pessoa. No entanto, para a maioria, são tão atraídos por outra pessoa que não conseguem resistir ao sentimento, mesmo que já estejam numa relação feliz".
O que se pode fazer com esta atracção?

Sente actualmente uma atracção inegável por um colega, apesar de estar numa relação? Em caso afirmativo, Holmes diz que deve analisar mais de perto o seu próprio comportamento e a sua relação. "Veja onde falta o equilíbrio", aconselha ela. "Há algum problema na sua relação que precisa de ser resolvido? Porque é que se sente tentado a fazer algo com um colega? Muitas vezes as pessoas não admitem a si próprias o que realmente se está a passar até que as coisas tenham realmente corrido mal".

Além disso, deve sempre perguntar-se se está ou não a esconder algo do seu parceiro. Por exemplo, o almoço com um colega é inocente, mas e aquelas poucas bebidas depois do trabalho? Segundo Holmes, ao perguntar se está a esconder algo do seu parceiro, pode descobrir se está a ir longe demais. Se conseguir responder honestamente a esta pergunta, sabe muitas vezes o que deve fazer.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

871b8235a4cccbca1a547c7941a16e09