Baixa contagem de espermatozóides
O que é a privação de esperma?
Uma baixa contagem de esperma significa uma contagem de esperma inferior a 2 mililitros após três dias de abstinência.
Não ver demasiados filmes pornográficos em que os homens por vezes pulverizam litros de esperma sobre uma prostituta excitada. Estes são filmes.
O esperma é composto por espermatozóides e líquido. As células de esperma são formadas nos testículos. Depois as células espermáticas movem-se para o epidídimo (testículos). Depois são armazenados na última parte do canal deferente, abaixo da bexiga.
Durante a ejaculação, os espermatozóides são expelidos através da uretra. No caminho, o líquido é fornecido às células espermáticas através das vesículas seminais e da próstata.
Passam-se aproximadamente duas semanas entre a produção de esperma e a sua libertação durante a ejaculação. A quantidade de esperma pode variar muito de uma ejaculação para a outra. A quantidade varia de dois a cinco mililitros.
Sintomas de deficiência de espermatozóides
Se sentir que a sua contagem de esperma é baixa, pode medi-la. Após três dias sem ter relações sexuais ou masturbação, recolher o esperma: pode fazê-lo num preservativo ou num frasco. Normalmente pode-se ver imediatamente se há esperma em quantidade suficiente: mais de dois mililitros. Em caso de dúvida, é possível medir o volume. Pode fazê-lo após cerca de 30 minutos, tomando-o com uma seringa de dois mililitros. Está disponível nas farmácias.
Como surgem os pequenos espermatozóides?
Os espermatozóides são compostos por 5% de espermatozóides e 95% de líquido. O volume de espermatozóides é, portanto, determinado principalmente pelo líquido seminal. O líquido espermático é produzido continuamente. As razões pelas quais a produção de líquido espermático pode ser inferior:
- Se se tem muitas ejaculações. O corpo não tem, portanto, tempo suficiente para produzir novo líquido espermático.
- Se ejacular rapidamente durante as relações sexuais. Isto porque o corpo produz líquido de esperma pouco antes da ejaculação. Quanto maior for a duração deste período, maior é o volume de esperma.
- Tomar medicação. Alguns medicamentos têm o efeito secundário de reduzir a produção de esperma. Leia a bula do medicamento.
- devido a doenças, por exemplo, diabetes mellitus (diabetes) ou após cirurgia da próstata. Isto pode levar à presença de poucos ou nenhuns espermatozóides. Isto é então referido como ejaculação seca (ejaculação de esperma).
É grave e o que se pode esperar?
O número de espermatozóides quase não tem nada a ver com a fertilidade. De facto, apenas alguns espermatozóides podem conter o mesmo número de espermatozóides. Este é normalmente um problema temporário. Se for um efeito secundário de uma droga, o volume de esperma voltará a aumentar depois de a droga ser descontinuada. No entanto, na diabetes mellitus ou após a cirurgia da próstata, pode ser permanente.
Quando é que é necessário consultar o médico de família?
É aconselhável consultar o médico de família nas seguintes situações
- se o número de espermatozóides presentes na ejaculação for constantemente insuficiente ou ausente
- se for possivelmente um efeito secundário de um medicamento
- se sofre de diabetes mellitus
- foi submetido a uma cirurgia de próstata.
- Se tiver dúvidas sobre a fertilidade do seu esperma.
O seu médico de família irá fazer-lhe uma série de perguntas e realizar um exame físico. Desta forma, ele tentará descobrir a causa. O médico de família pode também analisar (ter analisado) os seus espermatozóides para verificar a fertilidade. Se o considerar necessário, o médico pode encaminhá-lo para um urologista.
O que pode fazer por si próprio?
A quantidade de esperma pode variar muito de um momento para o outro. Isto é normal. Não há motivo de preocupação. Durante o sexo ou masturbação, pode tentar atrasar a ejaculação. Isto pode aumentar o volume de esperma.
Conselhos e precauções gerais
- Não fumar Os homens que fumam produzem menos esperma do que os não fumadores. A qualidade deste esperma é também inferior.
- Fazer menos sexo ou masturbar-se com menos frequência Se não fizer sexo durante cerca de cinco dias e não se masturbar, o volume de esperma aumenta.